Trocar imagem de fundo

Detalhes da viagem

O projeto

Os companheiros

Durante os 365 dias da viagem conheci mais de 200 pessoas. Onze foram especiais e puderam seguir comigo durante vários dias de bicicleta.

Martinho Herkrath, empresário na área de culinária, proprietário de uma confeitaria com mais de 20 anos de tradição (Doce Kuka); Já foi de bancário a vendedor de lanches.
Hoje com 43 anos, natural de Ourinhos/SP, onde sempre morou, divorciado, pai de dois filhos: Luna, com 15 anos e Gabriel com 9.
Na adolescência conheceu o escotismo, que lhe marcou profundamente o caráter e personalidade (uma vez escoteiro, sempre escoteiro) e lhe despertou o interesse por aventuras e ações solidárias.
Ainda na juventude, praticou vários esportes, entre eles, o Judô, capoeira, musculação e dança, indo do Jazz até aulas de balé clássico, mas se encantou com o Kung-Fu que praticou por quatro anos.

Casou-se aos 27 anos e levado pelas responsabilidades familiares foi se tornando completamente sedentário. Assim se passaram 15 anos e então se viu o oposto do que desejava, aos 42 anos começou a desenvolver algumas atividades físicas, inclusive o ciclismo.
Entre outros sonhos da juventude, já havia comentado com amigos sobre a possibilidade de uma grande viagem de bicicleta.

Obs: Martinho treinou um ano comigo e, por causa de problemas de última hora, só pode estar na estrada nos primeiros 10 dias da viagem.

Maxime Giordano e Vincent Degove

Vincent é um francês de Paris que tem mãe chilena. Viveu 2 anos em Santiago do Chile, por isso fala espanhol perfeitamente. Também é fluente em inglês e fala razoavelmente bem o português. Começou sua viagem na cidade do Rio de Janeiro e pretende chegar até Cuba. Estamos pedalando juntos desde Buenos Aires, mais ou menos 2000km e mais de 45 dias.
Quando passou pelo Brasil, dentre outras coisas, acampou com os sem terra em Itapeva/SP, visitou a favela da Rocinha no Rio e morou 1 mês numa republica de estudantes em Piracicaba/SP.

"Max apareceu do nada na cidade de Puerto Pirámides e seguiu conosco até a cidade de Comodoro Rivadavia, na Argentina".
Faz um ano que está viajando, cruzou a Europa, Russia, Mongolia, Australia e Nova Zelândia. Agora está cruzando a Patagonia. Max mescla bicicleta e ônibus em suas viagens e pedala muito!!
Trabalha num hotel na cidade de Cannes, sul da Franca.

Joaquim e Luiz

"Conheci o argentino Joaquim quando cheguei a Puerto Madryn junto com o Vincent e depois o reencontrei em Puerto Piramides, na Península Valdes, junto com seu amigo Luiz. Acabamos ficando 6 dias juntos e cruzamos toda a península. Foi uma aventura inesquecível".

Matias Viera

"Conheci o argentino Matias em Tolhuin, a 105km de Ushuaia. Seguimos até Ushuaia e depois visitamos o Parque Nacional de Tierra del Fuego. Passei 5 dias com este muchacho. Suerte Hermanito!".

Ralph Mertens

"Encontrei o Alemão Ralph na estrada perto de Punta Arenas, Chile. Acabamos pedalando juntos até Puerto Montt, Chile. Ficamos na estrada 53 dias e percorremos quase 1800km".
Ralph é de Munique e em 2005 e 2006 percorreu todo o continente africano de bicicleta numa viagem de 22 meses.

Zach Hoyopatubbi e Thomas Shultz

"Estes dois americanos cruzaram meu caminho varias vezes. Nos encontramos pela primeira vez em El Chaltén, na Argentina. Depois nos cruzamos algumas vezes na estrada. Finalmente em Coyhaique, Chile, decidimos seguir juntos até Puerto Montt. Foram umas duas semanas pedalando juntos".
Thomas é do Alaska e Zach vive em Seatle. Ambos iniciaram sua viagem em Ushuaia, sul da Argentina e percorreram mais de 2200km de bicicleta.

Mariano Balzarini

"Conheci Mariano ao acaso. Eu estava saindo de Bariloche quando cruzei com um ciclista espanhol vindo no sentido contrario. Ele me disse que havia um argentino chamado Mariano mais a frente e que iria passar a noite em Villa la Angostura. Assim que cheguei o encontrei e seguimos juntos dois dias até San Martin de los Andes. Foram dois dias muito legais! Fizemos mais de 110km. Depois de umas duas semanas eu estava entrando na cidade de Temuco, Chile, e o encontrei totalmente ao acaso na rua..."

Olivier Peyre

"Quando cheguei a Santiago do Chile fui a uma loja de equipamentos esportivos que o Vincent havia me indicado. Assim que entrei encontrei um tipo estranho, com roupas de ciclista e uma barba enorme. Tinha acabado de conhecer o francês Olivier Peyre, que está fazendo a volta ao mundo em bicicleta numa viagem de 4 anos. Trocamos contatos e 12 dias depois nos encontramos em Valparaiso e seguimos até La Serena, numa viagem de quase 500km".