Trocar imagem de fundo

Google
[fechar mapa]

O dia-a-dia em pequenas histórias

Diário de bordo

Patagonia... Só para maiores...

Friday, March 13, 2009

Estou em El Chalten, uma pequena cidade cercada de montanhas e aos pés da famosa montanha Fitz Roy.

Chegamos aqui hoje, dia 13, e as ultimas duas noites foram um pouco incomuns. Vou descrever como foram.

Saimos de El Calafate e no primeiro dia fizemos 85km. Foi um dia tranquilo e acampamos ao lado de um rio muito bonito, com aguas cor esmeralda, aguas de glaciares.

A primeira noite é pra rir um pouco.

A noite fui cozinhar uma sopa e como havia vento tive que fazer isso dentro da barraca. Quando estava quase terminando toda a sopa virou dentro da barraca. Aí chamei o Ralph:
- Ralph, come on!!!
- I´m not hungry anymore -ele respondeu
- I need your help!
- Oh shit! What happened?
- Come on to see by yourself.
Ele saiu da sua barraca e quando viu disse:
- Oh shit! Take off all the stuffs, take off! Lets wash the tent on the river!

Tiramos tudo da barraca e colocamos a barraca armada dentro do rio. Beleza... 30 minutos depois ela estava seca e terminou o dia mais limpa do que comecou. Resolvido. Mas nem tanto.

Quando tiramos a barraca do rio e viramos de cabeca pra baixo o meu ipod caiu de dentro limpinho. rsrsr... Pois eh, lembrei ate de tirar a minha colher e esqueci o ipod. Agora ele esta secando e vou liga-lo daqui uns dias. Tenho muitas fotos que só estao gravadas dentro do ipod. Depois eu conto se voltou a funcionar.

A segunda noite foi a pior da viagem ate agora.

Pedalamos contra o vento o dia todo e fizemos só 60km. Acampamos a beira da rodovia num lugar baixo, onde nao havia muito vento.

As 00:50 um vento fortissimo comecou, parecia que haviam 50 pessoas chutando e empurrando a barraca para todos os lados! Assustador. O vento mudou de direcao e comecou a pegar a barraca de lado. Coloquei meus dois alforges cheios em cima de mim, para aumentar meu peso e deitei no canto da barraca, pois se ela saisse do chao eu iria ser levado pelo vento junto com a barraca. Fiquei 2 horas segurando a barraca por dentro com um braco no chao e outro na parede...
Eu nao podia sair da barraca, pois o vento iria levar tudo embora e eu precisava de abrigo. Depois alem do vento, comecou a chover forte e frio. Agarrei forte meu saco de dormir e fiquei deitado.
O vento apertou e comecou a entrar agua dentro da barraca. Percebi que o saco de dormir comecava a ficar molhado. Entao mudei a minha postura passiva para uma ativa e pensei: danem-se as coisas, eu tenho que ME salvar e pronto. Entao prendi tudo que estava solto aos alforges e vesti minha blusa e a roupa impermeavel por cima.
Eu estava no fio da navalha. Se o vento soprasse um pouco mais forte eu iria capotar 50m dentro da barraca até uma cerca que havia. Claro que iria destruir a barraca e iria me machucar tambem.

Me sentei e dobrei o saco de dormir que ja estava molhado. Tentei vestir minhas meias, mas estavam ensopadas.
Fiquei sentado segurando a barraca por dentro com as costas. As 4 da manha a chuva parou e gritei pro Ralph pra saber se ele estava seco. Nessas horas vc tem que se manter seco a todo custo.
Acabei dormindo um pouco e as 6 da manha choveu mais um pouco.

Foi uma noite terrivel e foi por muito pouco que o vento nao me levou com barraca e tudo. Passei tanto stress que tive dores de estomago. rsrsr... Isso é bem diferente de ficar estressado com o chefe no trabalho. Aqui é a sua vida que esta em jogo e tem que manter a calma, na medida do possivel. Pegar uma hipotermia a 76km da cidade mais proxima nao faz parte da ideia da viagem.

Tirando os problemas eu acho que tirei de letra o acontecido. Fiquei calmo e fiz o que tinha que fazer.

De manha sequei as coisas e saimos até uma fazenda a 5km dali, ode tomamos um cafe e fomos muito bem recebidos.

Foi uma noite terrivel, mas passou... :-) Sempre passa!

Voltar para a lista de posts