Trocar imagem de fundo

Google
[fechar mapa]

O dia-a-dia em pequenas histórias

Diário de bordo

Rodovia Transoceanica - Aventura!

Monday, October 12, 2009

Bom, na ultima semana vivi um capitulo dos mais interessantes da viagem. A rodovia Transoceanica ou Interoceanica, que esta sendo construida e liga o Norte do Brasil ao Oceano Pacifico, que nao estava nos meus planos, se transformou numa aventura extrema.

De Cusco ate aqui em Puerto Maldonado foram 499km. Quando sai de Cusco, que fica perto de Machu-Picchu, pensava que teria somente descida ate a Selva Amazonica, mas nao foi bem assim. Subi, subi e subi ate os estratosfericos 4725 metros de altitude. Como ja estava a 45 dias no altiplano, nao fui afetado pela altitude, mas o frio la estava congelante.

Depois que cheguei ao ponto mais alto comecei a baixar. Foram uns 70km de descida, nos quais eu praticamente nao pedalei. Seguramente a maior descida que ja provei em bici. Claro que tem que tomar cuidado, pois a rodovia eh perigosa e uma distracao numa curva realmente pode te matar.

Duas horas depois eu ja estava a apenas 1500 metros de altitude, numa regiao ja quente, umida e com uma mata totalmente densa. No dia seguinte cheguei a menos de 300 metros de altitude, ja atingindo a Amazonia de fato.

Chuva e calor que varia de 25 a 35 graus tem me acompanhado. Nunca pensei que fosse rezar pra chover... Aqui a politica do "deixa molhar" entra em vigor... capa de chuva nao serve pra nada. O grande barato eh se refrescar com a chuva quentinha da Amazonia. Uma delicia! Inclusive me banhei num rio de aguas cristalinas no meio da selva e tambem aproveitei a chuva forte pra tomar banho de verdade. Nos Andes a chuva era o terror, na Amazonia eh um deleite!

Estou a pouco mais de 200km da fronteira com o estado do Acre e aqui o Peru ja sofre uma forte influencia do Brasil. Se escuta musica brasileira nas ruas e a gente eh mais mesclada... Se encontra gente de todas as cores, como no Brasil. Aqui ninguem me olha como se su fosse um "gringo", como acontecia na outra parte do Peru. Inclusive muitos me chamavam de "gringo", o que, via de regra, me deixava bastante irritado.

Ontem pude assistir TV brasileira depois de muito tempo. Vi o jogo da selecao em La Paz e pude matar a saudade de algumas coisas. Na ultima semana fiquei sabendo que o Rio foi escolhido como sede das Olimpiadas e que o Felipe Massa se acidentou!... Eh, ando meio por fora das noticias.
Sou corinthiano mas hoje tomei um susto quando vi o Muricy com o emblema do Palmeiras no peito hahaha...

Amanha sigo rumo a fronteira com o Brasil. Acho que tenho uns 350km ate Rio Branco, no Acre.
Estou perto do Brasil, mas ainda a mais de 4000km de casa... Eeee pais grande esse!

To descendo a serra
Cego pela serracao
Salvo pela imagem
Pela imaginacao
De uma bailarina no asfalto
Fazendo curvas sobre patins

To descendo a serra
Cego pela neblina
Voce nem imagina
Como tem curvas essa estrada
Ela parece uma serpente morta
As portas do paraiso...
(engenheiros)

Brasil!!!

Voltar para a lista de posts