Trocar imagem de fundo

Google
[fechar mapa]

O dia-a-dia em pequenas histórias

Diário de bordo

No coração da Amazonia brasileira

Tuesday, November 10, 2009

Ja estou em Manaus, a maior cidade as margens do maior rio do mundo. Foram 4 dias de barco de Porto Velho até aqui. Uma viagem muito interessante e tambem muito entediante. Ficar no barco nao é facil. Foi uma viagem de 1350km atraves do Rio Madeira até o Rio Amazonas.

No ultimo dia em Porto Velho eu passei na Radio RBN de novo para dar um tchauzinho para a cidade e fui pro porto tomar o barco a Manaus.
No porto conheci dois gauchos que viajaram comigo, Rodolfo e Ulisses. Eles foram de camarote e eu de rede... mais barato.

Depois de 2 dias o barco fez uma parada numa cidade de uns 30 mil habitantes chamada Manicoré. Passamos uma noite lá, no barco, e no dia seguinte tomamos a conexao para Manaus num outro barco, maior e mais bonito. Paramos tambem numa cidade chamada Borba, mais proxima do Rio Amazonas.

Chegamos no Porto de Manaus as 4 horas da manha do domingo e saimos do barco as 7.

Tomar o barco foi muito importante pois o caminho por terra comeca a ficar impossivel nesta epoca e somente pode ser feito com carros 4X4... e mais para o fim do ano alguns trechos ficam realmente impossiveis de cruzar usando qualquer tipo de veiculo.

A viagem foi divertida. Os amigos gauchos dão apelidos para todos no barco rsrsr... Até um casal de turistas alemaes recebeu seu apelido: Gustavo Kuerten e Claudia Ohana rsrsrs ... por N motivos rsrs...
Até eu ganhei um apelido: "Malarinha"... vou contar depois...
No barco tambem conhecemos um Goiano chamado Carlos.

No ultimo dia no barco eu acordei com uma febre de 39 graus, dor de cabeça e nos olhos... Como nao tinha outros sintomas como garganta ruim ou gripe, eu fiquei bem preocupado com a possibilidade de ter pego Malária.
Eu estive muitos dias na selva amazonica no norte de Rondonia, onde existem areas de medio e alto risco. Como eu ja havia me informado a respeito, ja sabia muito sobre a doença.. inclusive conversei com gente doente.
Eu sabia que nao podia tomar remedio pois eles mascaram o resultado do exame. Entao passei o dia tomando duchas frias para controlar a febre ao inves de tomar uma medicação.

Quando cheguei a Manaus, um cara daqui que conheci no barco, me levou ao centro de saude. Fui atendido, medicado e fiz o exame que diagnostica a Malaria... Deu negativo. Ainda bem. Mesmo sabendo que Malaria é super comum na regiao amazonica (500 mil casos por ano).

Hoje ja acordei sem febre e acho que era mesmo uma "virose"... rsrsr.. sempre que os medicos nao sabem o que voce tem, eles dizem que é uma virose!

Mas nao fiquei parado. Ontem fomos no carro alugado pelo Ulisses e Rodolfo até uma cidade 110km ao norte de Manaus chamada Presidente Figueiredo e tomamos banho de rio no meio da mata. Fabiano, um paranaense de Londrina que conhecemos, foi com a gente.

Manaus e incrivel. Um desses lugares do mundo onde voce encontra turistas do mundo todo a todo momento. Estou hospedado num hostel do Hostelling Internacional e sai super barato. Pago 21 reais. E sempre cheio de turistas.

Nuestra Mayúscula América

Bom, a America do Sul é mesmo um lugar de superlativos... Depois de cruzar o deserto mais seco do mundo (Atacama, Chile), visitar o maior salar do mundo (Uyuni, Bolivia), visitar o lago navegavel mais alto do mundo (Titicaca, Bolivia e Peru), a capital mais alta do mundo (La Paz), pedalar ao longo da mais longa cadeia de montanhas do mundo (os Andes), estar na região mais austral do mundo (Terra do Fogo), visitar a maior cobertura de gelo fora dos polos (sul do Chile e Argentina)... Agora estou as margens do maior e mais volumoso rio do mundo, no meio da maior floresta tropical que existe!!! Louco não???

Manaus é uma cidade incrivel e devo ficar aqui até quarta ou sexta, quando saem os barcos até Belem do Pará, na foz do Rio Amazonas... Serão mais longos 5 dias de barco...

Depois vou colocar novas fotos no site.. provavelmente ainda hoje. Assim que eu encontrar uma lan house que nao tenha estes sistemas idiotas que bloqueiam tudo que a gente quer fazer e so servem pro usuario comum que só usa MSN e Orkut!!!!!

Voltar para a lista de posts