Trocar imagem de fundo

Google
[fechar mapa]

O dia-a-dia em pequenas histórias

Diário de bordo

Aventura no Parque Nacional de Tierra del Fuego

Monday, February 23, 2009

Saimos sabado as 7 da manha para ir ao parque nacional de Tierra del Fuego a 15 km de Ushuaia. Linda e Daniel alugaram umas bicicletas e fomos junto com o Matias.
Tinhamos que chegar antes das 8 da manha pois depois deste horario se paga 50 pesos para entrar. No caminho a bike do Daniel teve um probleminha e por isso atrasamos um pouco. Segui na frente e consegui chegar antes do horario. Logo depois chegaram Matias, Linda e Daniel.
O caminho é lindo, cheio de montanhas nevadas e rios. Vimos tambem uns cavalos que me pareceram nunca ter sido montados. No caminho tirei fotos de lugares lindos.
Decidimos fazer uma trilha de 6 km que no nosso mapa estava marcada como somente para se fazer a pé. Eu e Matias estavamos com as bikes carregadas com tudo que tinhamos, inclusive 4 kg de carne de cordeiro para fazer um assado quando chegassemos ao camping.
Entramos na trilha ao meio dia mais ou menos e logo descobrimos a besteira que tinhamos feito. O caminho é muito dificil, mesno quando se vai a pé. Escadas de madeira e um boque fechado com um relevo muito acidentado. Depois que cruzamos 1 km já era tarde para voltar e tinhamos sempre a esperanca de que o caminho fosse melhorar a qualquer momento. Mas nao, o caminho foi ficando mais duro e complicado.
O que mais deixava triste é que logo acima havia uma estrada lisinha e otima para andar de bicicleta. O dia foi passando e nosso ritimo era lento. Tinhamos que praticamente carregar as bicicletas e principalmente a minha, as vezes precisava de tres pessoas para subir.
O resultado foi que fizemos 6 km em 6 horas! e eu particularmente fiquei exausto. Foi muito pior que pedalar 80 km.
Mas valeu, foi um dia bom que reforcou nossa amizade. Inclusive fizemos um macarrao no meio do caminho com agua do mar. Nao é recomendavel, pois é muito salgado, mas precisamos comer e tinhamos pouca agua.

Chegamos ao camping e logo encontramos Max e Sofia, que estao viajando de carona. Fizemos o cordeiro e comemos. A noite dormi junto com Matias na minha barraca, Linda e Daniel dormiram na barraca do Matias. Fez muito frio a noite e eu nao dormi muito bem.

Pela manha me despedi do Matias e voltei para o hostel em Ushuaia com Linda e Daniel.

Ao todo foram 50 km de passeio. E os 6 km de trilha nao vou esquecer nunca mais. :-)

Uma decisao importante

Estou em Ushuaia ainda e vou embora somente quarta-feira.
Tomei uma decisao dificil mas muito importante pra mim.

Para seguir para Punta Arenas, no Sul do Chile, eu precisava cruzar o caminho que fiz para chegar até aqui e cruzar a parte chilena da Terra do Fogo que me causou tanto sofrimento por causa do vento de 100km/h. O pior é que para vir eu peguei o vento de lado e a favor, e mesmo assim estava dificil andar de bicicleta. Tique que empurrar a bicicleta por mais de 15km porque o vento estava fortissimo.
Para voltar eu pegaria este vento de lado e contra e sinceramente acho que uma passoa nao precisa passar por aquela experiencia mais de uma vez. Foi de longe a parte mais dura e em alguns momentos senti medo devido ao vento. Caí de leve algumas vezes e nao quero outra fratura. Tambem nao quero demorar 10 dias para cruzar esta área, que é o que vou demorar seguramente. Num caminho que já conheco.

Procurei um barco pra me levar a Punta Arenas, mas nao tem. Somente navios grandes e muito caros.

Devido a estes fatores eu cheguei a conclusao que é hora de tomar o primeiro (e espero que único) onibus da viagem. Já comprei a minha passagem. Vou sair de Ushuaia e vou até Punta Arenas. Nao é nada longe, mas nao quero passar por todo aquele sofrimento de novo.

Depois de Punta Arenas sigo de bicicleta para cruzar parte da Argentina e Chile até o Peru.
Esta quilometragem de onibus eu nao vou somar a quilometragem pedalada, obviamente.

Nao gosto da ideia, mas tenho meus limites e tenho que desfrutar a viagem, e nao passar por aquele martírio de novo. Sozinho de novo nao.

Em Punta Arenas já sei que tudo é mais barato que aqui e vou reforcar meu guarda-roupa de inverno pois vou pegar o outono na cordilheira e é bem frio!

Talvez Linda e Daniel sigam comigo. Nao está facil conseguir passagens.

Voltar para a lista de posts